sábado, 31 de março de 2012

PAZ

AS PALAVRAS NÃO USAM  ARMAS 
MAS FEREM O CORAÇÃO.

Tenzin Gyatsu


sexta-feira, 30 de março de 2012

A casa dos meus sonhos



PROCURA-SE CASA:


Com janelas enormes por onde o Sol nunca se ponha a dormir no horizonte; de portas bem largas e abertas escancaradas para a Lua a brilhar constante no firmamento;

sem grades a esquartejar os ventos que passam, trazendo sementes de alegria; com muros altos de buganvílias a enfeitar, com suas cores, os limites que só existem nos laços que se transformam em nós cegos.

Uma casa sem medo de ser invadida.

Precisa-se de uma casa, cujas paredes sejam feitas de abraços, mistura de cimento de carinhos e tijolos de afeição.

Uma casa com pisos de madeira perfumada, lembrando aromas de flores e campos transformados.

Uma casa com escadas que conduzam a um sótão de sonhos armazenados.
Procura-se uma casa ampla com espaços para acomodar o desejo de viver na tranqüilidade, no sossego.
Uma casa pintada de branco com nuances de paz e raios de luz por todos os cantos.
É imprescindível que possua claridade transparente.



Uma casa com amores-perfeitos plantados no jardim e gerânios, ao redor dela, acariciando as pedras dos seus alicerces.

Algumas roseiras são indispensáveis.

Além do mais, necessário é que exista um banco com nomes gravados a canivete com juras de eternidade.

E, que junto a esse banco, haja uma árvore com galhos cheios de ninhos de pássaros.

O entardecer requer gorjeios melodiosos e a manhã exige o despertar sonoro de aves várias.

Procura-se uma casa que tenha, em seu interior mais secreto, uma lareira constantemente aquecendo o inverno e, no teto, uma clarabóia imensa por onde se possa ver as estrelas nas noites de verão.
Mas só se fecha negócio se houver um quintal, nos fundos da moradia, com tesouros escondidos de infâncias múltiplas e antigas que, ainda, ninguém descobriu.
Precisa-se de uma casa de memórias guardadas porque é urgente desenterrar lembranças.
O tempo passa veloz e quer levar consigo histórias para contar.
Preciso escrevê-las!


MIGUEL GOSTA é terapeuta holístico
Conheci seu pensamento através de uma amiga que também me enviou por e-mail essa preciosidade (para mim é!). Acho que esta é a casa perfeita, aquela sonhada por muitas pessoas, aquele lugar onde o aconchego, o descanso, a paz, o amor preenchem o nosso coração e nos permite viver a vida com alegria, esperança, força e coragem.
Esta é a casa dos meus sonhos!


quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa dizer do meu amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fé segundo Emmanuel - O Consolador

354 – Poder-se-á definir o que é ter fé? 

Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer “eu creio”, mas afirmar “eu sei”, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido. Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor”. 

355 – Será fé acreditar sem raciocínio? 

Acreditar é uma expressão de crença, dentro da qual os legítimos valores da fé em si mesma. Admitir as afirmativas mais estranhas, sem um exame minucioso, é caminhar para o desfiladeiro do absurdo, onde os fantasmas dogmáticos conduzem as criaturas a todos os despautérios. Mas também interferir nos problemas essenciais da vida, sem que a razão esteja iluminada pelo sentimento, é buscar o mesmo declive onde os fantasmas impiedosos da negação conduzem as almas a muitos crimes.

Do livro "O Consolador" Itens 354 e 355 
Médium - Francisco Câncido Xavier
Espírito - Emmanuel

sexta-feira, 2 de março de 2012

Estesia - Canto XVIII



Quando te quero dizer em prece todas as necessidades da minha vida, o verbo emurchece e cala na terra do meu coração como flores fanadas pelo vento cortante do inverno.
Mesmo assim, meu mestre e meu senhor, eu te suplico forças para encontrar a sabedoria: a sabedoria para vencer a força das minhas paixões, e a paixão do amor para ter a força da sabedoria que me faça estar sempre sob a tua vontade.

Estesia - Divaldo Pereira Franco / Rabindranath Tagore

Bem aventurados os pacificadores

A palavra latina pacificare, da qual é derivada pacificus, é composta de dois radicais (e o mesmo acontece em grego): pax e facere, isto é, "paz" e "fazer". Pacificador (em latim pacificus) é, pois, aquele que faz a paz, é um "fazedor de paz", um homem que possui em si a força creadora de estabelecer ou restabelecer um estado ou uma atitude permanente de paz no meio de qualquer campo de batalha.
A tradução "pacíficps", em vez de "pacificadores", que se encontra em muitas versões portuguesas, não corresponde ao sentido do original grego eirenopoioi, nem ao latim pacifici, porque ambos significam um processo ativo e dinâmico, e não apenas um estado passivo de paz.
Quem é, pois, verdadeiro pacificador?
Nãoé, em primeiro lugar, aquele que restabelece a paz entre pessoas ou grupos litigantes, mas sim aquele que estabelece e estabiliza a paz dentro de si mesmo. Aliás, ninguém pod ser verdadeiro pacificador de outros se não for pacificador de si mesmo. Só um auto-pacificador é que pode ser um alo-pacificador. A pior das discórdias, a mais trágica das guerras é o conflito que o homem traz dentro de si mesmo, o conflito entre o ego físico-mental da sua humana personalidade e o Eu espiritual da sua divina individualidade. Se não houvesse conflito interior, entre o seu Lúcifer e o seu Lógos, não haveria confitos exteriores, na família, na sociedade, nas nações, entre povos. Todos os conflitos externos são filhos de algum conflito interno não devidamente pacificado. Por isto, é absurdo querer abolir as guerras ou revoluções de fora, as discórdias domésticas no lar ou no campo de batalha, enquanto o homem não abolir primeiro o conflito dentro da sua própria pessoa.
O grande tratado de paz tem que ser assinado no foro interno do Eu individual antes de poder ser ratificado no foro externo das relações sociais. Nunca haverá Nações Unidas, nunca haverá sociedade ou família unida enquanto não houver indivíduo unido. Pode, quando muito, haver um precário armistício (que quer dizer "repouso de armas"), mas não uma paz sólida e duradoura enquanto o indivíduo estiver em guerra consigo mesmo. Que é um armistício se não uma trégua, maior ou menor, entre duas guerras? Paz social, segura e estável, supõe paz individual, firme e sólida.

*** 

O Sermão da Montanha - Huberto Rohden - 8ª ediçãp/Alvorada - pg.57

Pensamentos

Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse O SERMÃO DA MONTANHA, nada estaria perdido."
Mahatma Gandhi

****************** 

"Aceitar o Cristo é fácil - viver o Cristo, isto é um problema de imensa gravidade."

****************** 

"Muitos saber falar de Deus.
Alguns até sabem falar com Deus.
Mas quase ninguém sabe calar perante Deus para que Deus lhe possa falar."

****************** 

"Sem esse encontro consigo mesmo, nenhum homem realizará o seu encontro com Deus."

****************** 

"Hoje em dia, é quase impossível encontrar o Cristo no Cristianismo."

****************** 

O Sermão da Montanha - Huberto Rohden