sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal

Quando eu era pequena aprendi as primeiras lições religiosas com minha avó materna (que se entre nós hoje faria aniversário) e minha mãe.
A primeira lição foi sobre o nascimento do Menino Jesus. Conheci a vida de Maria e José num linguajar simples, sentada junto aos meus irmãos, a beira do fogão à lenha na cozinha da nossa casa na fazenda, lá em Minas Gerais, quando as noites eram frias e não havia nem luz elétrica, nem televisão. Apenas as histórias e causos que a minha avó contava; uma xícara de chocolate quente ou leite com açúcar queimado.
Fico pensando na sabedoria daquela mulher. Ela colocou Jesus na minha vida como um menino. De fato não é difícil nos aproximar de uma criança sendo nós também uma criança.
E em todos os Natais da minha infância, antes de qualquer coisa, se comemorava o aniversário do Menino Jesus. Íamos à missa de manhã e a família se reunia para o almoço. Primos, primas, irmãos, tios e tias, nossos pais e a festa era uma beleza.
Lógico que esperávamos o Papai Noel e o presente que ele trazia. Sempre aquele brinquedo ou roupa que a gente queria muito e que chegava debaixo de muitas condições: boa educação, obediência aos pais, não brigar com os irmãos, tirar boas notas, etc, etc.
Aquela comemoração era envolvida numa aura de religiosidade e respeito sendo possível sentir de verdade a alegria de uma festa de aniversário.
Agora que eu volto aquele tempo da minha infância, fico a pensar se este sentimento era puro encantamento, próprio da infância, ou se ele era real.
Hoje na idade da madureza, penso que a importância dos personagens desta comemoração está invertida. Há uma corrida louca para comprar presentes de Natal, ingredientes para a ceia de Natal, e sobra muito pouco tempo para visitar o aniversariante, tão perto e ao mesmo tempo tão longe do coração de todos nós.
Às vezes penso que a simbologia do Natal de hoje não é a mesma de antes.
Será que já comemoramos o nascimento do Cristo Jesus todos os dias nas nossas vidas e eu ainda não me dei conta disso?
Ando bastante saudosista ultimamente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário