quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paulo, meu tio.


Eu conheci, cresci, convivi com um espírito que reencarnou portando a Síndrome de Down.
Naquele tempo tratamento, cuidados especiais não eram tão conhecidos e falar a verdade não sei se tinha tratamento, se tinham cuidados especiais. O que sei é que o Paulo, meu tio, cresceu conosco ou eu cresci com ele, e ele era alegre, comunicativo, de bem com a vida.
Na minha adolescência, nosso contato ficou menor, na fase adulta menor ainda, pois eu casei e mudei, e fiquei assim distante da minha família. As ocasiões em que eu podia voltar pra casa eram sempre dedicadas a visitar minha mãe e meus irmãos que moravam em cidade diferente daquela que morava o Paulo. Mas nem por isso o carinho que eu nutria por ele era menor.
Ainda agora, no último mês de fevereiro, estive com ele e minha avó e fiquei encantada em ver o Paulo construindo suas pipas (ou papagaios, como dizem lá em Minas) com espírito empreendedor, cheio de planos.
Mas, aos quase 58 anos, ele retornou a Pátria Espiritual, depois de uma rápida doença, coisa então rara na sua vida, que foi repleta de alegria, de bom humor e, sobretudo de muito amor. Foi muito amado! Pela família e por todos na cidade que o conheciam, e quase posso dizer que todos da cidade o conheciam.
Pelo facebook ele recebeu inúmeras homenagens, pessoas que o amaram e sabiam do seu amor pelas pipas, e eu transcrevo aqui a prece que a ele foi dirigida com a imagem escolhida para a homenagem, para ficar registrado no meu espaço, no meu canto, no lugar para onde eu me recolho quando quero me ver, que eu e o Paulo vivemos no mesmo tempo e no mesmo tempo por 56 anos.
**************

Que a estrada se abra a sua frente,
Que o vento sopre levemente as suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
E, ate que nos encontremos de novo,
Que Deus lhe guarde na palma de suas mãos.
*****************
Compartilho com minha família paterna a perda de um tio muito especial, alguém que com certeza faz o céu ficar mais colorido e mais brilhante. Alguém que soube expressar durante toda a vida alegria, amor e também delicadeza, por isso sempre foi cercado de muitos e queridos amigos. Paulo, que Deus lhe guarde na palma de suas mãos, até o dia em que nos encontraremos todos de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário