quinta-feira, 24 de maio de 2012
O que é a Arte?
Que é a
Arte?
Emmanuel - A Arte pura é a mais
elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais
profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que
polariza as esperanças da alma.
O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu
trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento
humano, alçando-o da Terra para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos, a
ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, de
sabedoria, de paz e de amor.
Todo artista
pode ser também um missionário de Deus?
Emmanuel - Os artistas, como os
chamados sábios do mundo, podem enveredar, igualmente, pelas cristalizações do
convencionalismo terrestre, quando nos seus corações não palpite a chama dos
ideais divinos, mas, na maioria das vezes, têm sido grandes missionários das idéias,
sob a égide do Senhor, em todos os departamentos da atividade que lhes é
própria, como a literatura, a música, a pintura, a plástica.
Sempre que a sua arte se desvencilha dos interesses do mundo,
transitórios e perecíveis, para considerar tão-somente a luz espiritual que vem
do coração uníssono com o cérebro, nas realizações da vida, então o artista é
um dos mais devotados missionários de Deus, porquanto saberá penetrar os
corações na paz da meditação e do silêncio, alcançando o mais alto sentido da evolução
de si mesmo e de seus irmãos em humanidade.
Os Espíritos
desencarnados cuidam igualmente dos valores artísticos no plano invisível para
os homens?
Emmanuel - Temos de convir que todas as expressões de
arte na Terra representam traços de espiritualidade, muitas vezes estranhos à
vida do planeta.
Através dessa realidade, podereis reconhecer que a arte, em qualquer de
suas formas puras, constitui objeto da atenção carinhosa dos invisíveis, com
possibilidades outras que o artista do mundo está muito longe de imaginar.
No Além, é com o seu concurso que se reformam os sentimentos mais
impiedosos, predispondo as entidades infelizes às experiências expiatórias e
purificadoras. E é crescendo nos seus domínios de perfeição e de beleza que a
alma envolve para Deus, enriquecendo-se nas suas sublimadas maravilhas.
Pode alguém
fazer-se artista tão-só pela educação especializada em uma existência?
Emmanuel - A perfeição técnica,
individual de um artista, bem como as suas mais notáveis características, não
constituem a resultante das atividades de uma vida, mas de experiências
seculares na Terra e na esfera espiritual, porquanto o gênio, em qualquer
sentido, nas manifestações artísticas mais diversas, é a síntese profunda de
vidas numerosas, em que a perseverança e o esforço se casaram para as mais
brilhantes florações da espontaneidade.
Como devemos
compreender o gênio?
Emmanuel - O gênio constitui a
súmula dos mais longos esforços em múltiplas existências de abnegação e de
trabalho, na conquista dos valores espirituais.
Entendendo a vida pelo seu prisma real, muita vez desatende ao círculo
estreito da vida terrestre, no que se refere às suas fórmulas convencionais e
aos seus preconceitos, tornando-se um estranho ao seu próprio meio, por suas
qualidades superiores e inconfundíveis.
Esse é o motivo por que a ciência terrestre, encarcerada nos cânones do
convencionalismo, presume observar no gênio uma psicose condenável, tratando-o,
quase sempre, como a célula enferma do organismo social, para glorificá-lo,
muitas vezes, depois da morte, tão logo possa apreender a grandeza da sua visão
espiritual na paisagem do futuro.
Com tantas
qualidades superiores para o bem, pode o artista de gênio transformar-se em instrumento
do mal?
Emmanuel - O homem genial é como a
inteligência que houvesse atingido as mais perfeitas condições de técnica
realizadora, por haver alcançado os elementos da espontaneidade; essa
aquisição, porém, não o exime da necessidade de progredir moralmente,
iluminando a fonte do coração.
Em vista de numerosas organizações geniais não haverem alcançado a
culminância de sentimento é que temos contemplado, muitas vezes, no mundo, os
talentos mais nobres encarcerados em tremendas obsessões, ou anulados em
desvios dolorosos, porquanto, acima de todas as conquistas propriamente
materiais, a criatura deve colocar a fé, como o eterno ideal divino.
Como
poderemos entender o psiquismo dos artistas, tão diferente do que caracteriza o
homem comum?
Emmanuel - O artista, de um modo
geral, vive quase sempre mais na esfera espiritual que propriamente no plano
terrestre.
Seu psiquismo é sempre a resultante do seu mundo íntimo, cheio de
recordações infinitas das existências passadas, ou das visões sublimes que
conseguiu apreender nos círculos de vida espiritual, antes da sua reencarnação
no mundo.
Seus sentimentos e percepções transcendem aos do homem comum, pela sua
riqueza de experiências no pretérito, situação essa que, por vezes, dá motivos
à falsa apreciação da ciência humana, que lhe classifica os transportes como
neurose ou anormalidade, nos seus erros de interpretação.
É que, em vista da sua posição psíquica especial, o artista nunca cede às
exigências do convencionalismo do planeta, mantendo-se acima dos preconceitos
contemporâneos, salientando-se que, muita vez, na demasia de inconsideração
pela disciplina, apesar de suas qualidades superiores, pode entregar-se aos
excessos nocivos à liberdade, quando mal dirigida ou falsamente aproveitada.
Eis por que, em todas as situações, o ideal divino da fé será sempre o
antídoto dos venenos morais, desobstruindo o caminho da alma para as conquistas
elevadas da perfeição.
No caso dos
artistas que triunfaram sem qualquer amparo do mundo e se fizeram notáveis
tão-só pelos valores da sua vocação, traduzem suas obras alguma recordação da
vida no Infinito?
Emmanuel - As grandes obras-primas
da arte, na maioria das vezes, significam a concretização dessas lembranças profundas.
Todavia, nem sempre constituem um traço das belezas entrevistas no Além pela
mentalidade que as concebeu, e sim recordações de existências anteriores, entre
as lutas e as lágrimas da Terra.
Certos pintores notáveis, que se fizeram admirados por obras levadas a
efeito sem os modelos humanos, trouxeram à luz nada mais nada menos que as suas
próprias recordações perdidas no tempo, na sombra apagada da paisagem de vidas
que se foram.
Relativamente aos escritores, aos amigos da ficção literária, nem sempre
as suas concepções obedecem à fantasia, porquanto são filhas de lembranças
inatas, com as quais recompõem o drama vivido pela sua própria individualidade
nos séculos mortos.
O mundo impressivo dos artistas tem permanentes relações com o passado espiritual,
de onde extraem eles o material necessário à construção espiritual de suas
obras.
O grandes
músicos, quando compõem peças imortais, podem ser também influenciados por
lembranças de uma existência anterior?
Emmanuel - Essa atuação pode verificar-se
no que se refere às possibilidades e às tendências, mas, no capítulo da
composição, os grandes músicos da Terra, com méritos universais, não obedecem a
lembranças do pretérito, e sim a gloriosos impulsos das forças do Infinito,
porquanto a música na Terra é, por excelência, a arte divina.
As óperas imortais não nasceram do lodo terrestre, mas da profunda
harmonia do Universo, cujos cânticos sublimes foram captados parcialmente pelos
compositores do mundo, em momentos de santificada inspiração.
Apenas desse modo podereis compreender a sagrada influência que a música
nobre opera nas almas, arrebatando-as, em quaisquer ocasiões, às idéias
indecisas da Terra, para as vibrações do íntimo com o Infinito.
De modo
geral, todos os homens terão de buscar os valores artísticos para a
personalidade?
Emmanuel - Sim; através de suas
vidas numerosas a alma humana buscará a aquisição desses patrimônios, porquanto
é justo que as criaturas terrenas possam levar da sua escola de provações e de
burilamento, que é o planeta, todas as experiências e valores, suscetíveis de
serem encontrados nas lutas da esfera material.
Emmanuel
(Da Obra “O Consolador” – Psicografado por Francisco Cândido Xavier – Ed.
FEB)
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